23/04/13

El árbol de los problemas




Había contratado un carpintero para ayudarme a reparar mi vieja granja. Él acababa de finalizar su primer día de trabajo que había sido muy duro. Su sierra eléctrica se había estropeado lo que le había hecho perder mucho tiempo y ahora su antiguo camión se negaba a arrancar.

Mientras lo llevaba a su casa, permaneció en silencio. Una vez que llegamos, me invitó a conocer a su familia. Nos dirigíamos a la puerta de su casa y se detuvo brevemente frente a un precioso olivo centenario. Tocó el tronco con ambas manos.

Al entrar en su casa, ocurrió una sorprendente transformación. Su bronceada cara sonreía plenamente. Abrazó a sus dos pequeños hijos y le dio un beso a su esposa. La energia había cambiado completamente. Posteriormente me acompañó hasta el carro.

Cuando pasamos cerca del olivo, sentí curiosidad y le pregunté acerca de lo visto cuando entramos.

- Ese es mi árbol de los problemas, – contestó
- Sé que no puedo evitar tener problemas durante el día como hoy en el trabajo por ejemplo, pero no quiero traer estos problemas a mi casa. Así que cuando llego aquí por la noche cuelgo mis problemas en el árbol. Luego a la mañana cuando salgo de mi casa los recojo otra vez.
- Lo curioso es, – dijo sonriendo – que cuando salgo a la mañana a recoger los problemas del árbol, ni remotamente encuentro tantos como los que recuerdo haber dejado la noche anterior.

Maestro: si te centras en el ahora desaparecen todos los problemas.





Desafios a fé – Deus existe!

“A história da Páscoa é um mito”, dizia o professor de ciências de uma escola a seus alunos, alguns dias antes da Páscoa. “Jesus não saiu do túmulo”, continuou, “mas, primeiramente, não existe nenhum Deus no céu que possa permitir que seu filho seja crucificado”.

- “Senhor, eu acredito em Deus”, Jimmy protestou. “E eu acredito que ele ressuscitou!” o professor respondeu. – “Jimmy, você pode acreditar no que você quiser, é claro, Porém, no mundo real não existe a possibilidade de tais milagres, como a ressurreição. Ninguém que acredite em milagres pode respeitar a ciência”.
- “Deus não é limitado pela ciência,” Jimmy respondeu. “Ele criou a ciência!” Incomodado com o modo como Jimmy defendia sua fé, o professor propôs um experimento científico. Foi até a geladeira e pegou um ovo de galinha e disse: – “Eu vou deixar este ovo cair no chão, a gravidade vai fazer com que ele caia no chão e se despedace”. Olhando fixamente para Jimmy, ele continuou: “Agora, Jimmy, eu quero que você faça uma oração e peça ao seu Deus para que quando eu soltar este ovo ele não caia no chão e se quebre. E se ele conseguir fazer isto, você terá provado que Deus existe, e eu terei que admitir isso”.

Após pensar por um momento sobre o desafio, Jimmy lentamente começou sua oração. “Querido Pai celeste”, ele iniciou. “Eu peço que quando o meu professor soltar este ovo… ele caia no chão e se quebre em uma centena de pedaços! E também, Senhor, eu peço que quando este ovo quebrar, meu professor tenha um ataque cardíaco fulminante e morra. Amém”.

Após os cochichos da classe, veio um silêncio fúnebre. Por um momento o professor não fez nada. E por fim ele olhou para o Jimmy e depois para o ovo. E, sem dar uma palavra, ele cuidadosamente devolveu o ovo na geladeira. – “Classe dispensada” disse o professor enquanto sentava na sua cadeira. O professor aparentemente acreditava mais em Deus do que ele mesmo imaginava.

Muitas pessoas são como este professor; negam que Deus existe, mas correm para ele nos momentos difíceis. Porém questionam, e o atacam todas as vezes que tem chance. Jimmy sabia que Deus não iria matar o seu professor naquele momento, mas também sabia que seu professor não apostaria sua vida por um ovo.
Quando sua vida está em jogo a ideia de que Deus existe parece fazer mais sentido.

“Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam”. Hb 11:6

(Bispo Augusto Dias. IURD / Angola.)

.

.