25/04/13

O barro na mão do oleiro / Bispo Augusto Dias.


O profeta Jeremias foi chamado a descer à casa do oleiro para receber uma mensagem de Deus para a nação de Judá (Jr 18.1-6). Ali ele viu o oleiro trabalhando sobre as rodas, moldando o barro e fazendo dele um vaso novo. O vaso havia se estragado nas mãos, mas em vez do oleiro jogar o vaso fora, fez dele um vaso novo. O oleiro não jogou no lixo o vaso que se lhe havia estragado nas mãos. Ele não o colocou num canto como algo imprestável. Ele não desistiu desse vaso, mas fez dele um vaso novo.

Existe três coisas que precisamos saber:

1- Existem coisas que só veremos Deus fazendo em nossa vida quando nós aceitamos o convite de Deus, que é descer. Jeremias só viu o que ninguém viu porque ele aceitou DESCER à casa do oleiro. Descer é, se submeter a vontade de Deus. E para se submeter a Deus é preciso se humilhar, reconhecer a soberania de Deus, reconhecer seus pecados.

2- O OLEIRO (DEUS) está entregue à sua obra. Deus sempre se mostrou disposto em mudar a vida daqueles que estão completamente em suas mãos. Pode acontecer o que for com o barro, mais se ele está nas mãos do OLEIRO, Ele torna a fazer do barro estragado um vaso novo ou segundo bem lhe parecer.

3- A diferença entre o BARRO E O VASO, é que o Vaso pode simbolizar a pessoa que se julga estar pronta, sabe de tudo, não precisa de nada, já é antiga de Igreja e por certas vezes tudo que o pastor diz ela sabe e vê-se no direito de corrigi-lo. Mais olha o que aconteceu com o vaso que estava pronto: Então, quebrarás a botija à vista dos homens que foram contigo e lhes dirás: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Deste modo quebrarei eu este povo e esta cidade, como se quebra o vaso do oleiro, que não pode mais refazer-se , Jeremias 19:10-11.

O oleiro dá forma ao vaso – O oleiro apanha o barro informe e amorfo e dá a ele uma forma única e singular. Nós somos como o barro sem vida e sem forma. Deus é o oleiro que toma esse barro, trabalha nele e o molda segundo o seu querer e não o nosso querer. O barro é totalmente passivo nas mãos do oleiro. Ele recebe a forma que o oleiro quer.

Enquanto você se julga ser um vaso pronto, que não depende, não precisa, não aceita a vontade do OLEIRO, a qualquer momento você pode cair e a sua vida virar um caco. Assim tem sido a vida das pessoas que se julgam ser algo: Casamento um caco, vida financeira um caco, Saúde um caco. E vive de aparência, quem olha prà ela pensa que está tudo bem, mais no seu interior é um vazio, uma mentira.

http://bpdias.com/2013/04/o-barro-na-mao-do-oleiro/

.

.