02/01/14

O que aprendi com a mamãe / Parte I - II e III


O que aprendi com a mamãe Parte I

Meus pais fizeram 42 anos de casados e, por mais que eles tenham passado por todos os tipos de problemas (você que os conhece sabe bem disso), eles foram e continuam sendo o casal exemplo para mim e para o meu marido. Se hoje somos professores da Escola do Amor, é porque nos graduamos em casa com eles.

A minha infância foi praticamente um preparo para o que eu sou e faço hoje. A minha mãe me ensinou lições que viraram um colar de ouro para o meu pescoço, não saem de jeito nenhum de mim. Lições essas que, para muitas mulheres, são super caretas e antiquadas, mas que funcionaram para ela e tem funcionado para mim e muitas de minhas amigas, que a tem como mãe também.

Hoje vou começar falando de uma lição valiosíssima:

Respeito
Parece banal, já que todo mundo sabe que respeito é essencial num casamento, mas a realidade é outra, infelizmente. Respeito é o que mais falta nos casamentos hoje em dia, principalmente por parte das mulheres. Ao mesmo tempo que o feminismo nos trouxe muitas liberdades e direitos, ele também nos trouxe essa praga.

Muitas mulheres querem bater de frente com os seus maridos. Elas xingam, gritam e estão cada vez mais agressivas. Pensam que para ter o que querem, devem descer aos níveis mais baixos. Fazem o que querem sem a mínima consideração com o que seus maridos acham ou pensam. Saem sem dar satisfação. São totalmente independentes deles e depois reclamam que seus maridos não participam de suas vidas. Ora, pelo amor da madrugada!

Minha mãe me ensinou que respeito faz parte do meu papel de esposa. Se eu quero que o meu marido cuide de mim, eu preciso deixá-lo, através do meu respeito, ter o seu papel de líder.

Você pode dizer que quer ser a líder, que esse negócio de homem ser o chefe da casa é ridículo, e que se você não chefiar, ninguém vai chefiar você. Tudo bem, não estou aqui para mudar a sua maneira de ser, mas para mostrar a você o que tem funcionado para mim e todas as mulheres que eu conheço, e que estão num casamento feliz.

Existe muito marido ausente em casa devido à falta de respeito. Seus amigos e até “amigas” são capazes de fazê-lo muito mais digno de ser homem… depois não reclame.



 O que aprendi com a mamãe Parte II

O nosso primeiro post sobre esta série deu o que falar, e isso é ótimo, pois através de seus comentários, aprendo quais os assuntos que precisam de mais explicação.
Falamos sobre o respeito e como é importante a esposa respeitar o seu marido.

Então, algumas de vocês me perguntaram: “Como respeitar alguém que não me respeita?”
Para eu respeitar o meu marido, preciso me respeitar primeiro. Isso quer dizer que tenho de ter padrões altos em relação a tudo e todos. E isso inclui meus relacionamentos. Mas isso não quer dizer que vou desrespeitar quem me desrespeita. Quem se respeita, respeita o seu próximo, seja ele ou ela quem for. O mesmo se aplica a marido e mulher. Não é porque o seu marido é grosso com você que você tem de ser grossa com ele também, pois isso lhe faz igualzinha a ele, e não resolve nada entre vocês. Entretanto, se você o respeita mesmo quando ele é grosso, ele é quem fica mal. Ele pode até fingir que não enxerga, mas se sente muito mal por isso. Pode crer! Toda pessoa que paga o bem com o mal carrega um peso muito grande na consciência, e o tempo só faz pesar ainda mais…

Digamos que o seu marido a traia com outras mulheres, se você se respeita, não tolera isso. Não é que você vai desrespeitá-lo, mas você vai se respeitar mais e dar um basta nesse relacionamento, pelo menos enquanto o seu marido não se tornar um homem de verdade. Respeitar não é se submeter a maus-tratos, abuso ou infidelidade!

É bom também lembrar a todos que eu escrevo pensando na mulher. É por isso que você só lê o que se refere às esposas. Não é porque só elas precisam mudar, mas é porque são elas as minhas leitoras.

Acho que essa questão de respeito já foi bem esclarecida até aqui. Vamos, então, à próxima lição que aprendi com a minha mãe e que me ajudou muito:

Ser uma boa dona de casa

Quem casa, quer casa.
E, para termos uma casa, temos de saber cuidar de uma casa.
Xiiii… lá vem mais uma leva de comentários por aí, rsrsrs… Pois é amigas, antes de me casar, eu aprendi tudo sobre cuidar bem de uma casa:

• limpeza geral uma vez por semana;
• limpeza diária dos cômodos mais usados como cozinha e banheiros;
• trocar o jogo de lençol uma vez por semana;
• trocar o jogo de toalhas de banho duas vezes por semana;
• lavar roupas à mão e na máquina;
• passar;
• cozinhar;
• manter a casa arrumada;
• cuidar das plantas e
• manter minhas panelas brilhando.
Acho que é só… ufa!

Eu aprendi que o armário deve estar sempre em dia com as roupas, então eu lavava e passava duas ou três vezes na semana. Eventualmente, aprendi que nem tudo precisa se passar. Se você tirar as roupas íntimas do secador assim que a máquina de secar parar e esticá-las bem, elas ficarão passadinhas — o mesmo se aplica para alguns tipos de lençóis.

Para ter tudo em dia, eu fazia várias coisas ao mesmo tempo: colocava o café da manhã e enquanto o Renato (e às vezes os outros casais que moravam com a gente) não aparecia para comer, já colocava as roupas na máquina. Tomávamos o café da manhã juntos, tirava tudo da mesa e já lavava as louças (depois tive uma máquina de lavar louça que ajudou legal!). Fazia a limpeza no quarto e no banheiro até umas 11h, enquanto trocava as roupas da máquina também. Às 11h, começava o almoço que ficava pronto por volta das 12h30, isso com a cozinha já arrumadinha e as louças lavadas. Almoçávamos. Limpava o restante da cozinha e tirava à tarde para passar a roupa. Deixava outros cômodos para limpar num outro dia. Dava umas 16h e já tinha passado todas as roupas, e já que tinha feito o almoço pensando no jantar, agora era só tomar o meu banho e sair para a Igreja.

Uma boa dona de casa tem de aprender a ser prática e rápida, senão ela só vai fazer isso na vida… eu hein! A nossa casa é só uma parte da nossa vida e não deve tirar toda a nossa vida.

É claro que essa era a minha rotina porque eu não trabalhava fora. Além disso, nem todos os dias eram assim… mas funcionou bem pra gente. Cabe a cada dona de casa adaptar para si uma rotina. Se você trabalha fora e não tem tempo para cuidar da casa, divida as tarefas antes de sair de casa pela manhã e após chegar, à tarde. O importante é sempre deixar tudo em ordem, já que quanto mais demorar em fazer essas coisas, mais delas você vai ter de fazer… e se o seu marido puder lhe ajudar, ótimo!

Nós dois nos sentíamos bem em casa, mesmo que, em algum momento, ela não tivesse sequer janelas (já moramos em um apartamento em que o quarto não tinha janelas). Mas eu sempre apreciei o meu lar, e por isso cuido bem dele, seja onde for ou do tamanho que for… Com o tempo, o Renato aprendeu a fazer o mesmo, e hoje, ele guarda a sua roupa, o seu sapato, e até pendura o terno para não amassar tanto… mas ele aprendeu porque quis e não porque eu impus isso a ele. REGRINHA QUE NÃO PODE FALTAR, OK, MENINAS?

O que aprendi com a mamãe (III)..

Sabe uma coisa bem legal que me esqueci de mencionar aqui? Minha mãe aprendeu tudo que me ensinou com a mãe dela. :) Quer dizer que essas preciosidades são passadas de geração a geração. E, no meu caso, de geração a muitas e muitas outras gerações :) (mais um porquê de eu gostar tanto desses sorrisinhos!).

O primeiro post foi sobre respeito, que teve de se estender ainda mais no segundo post, que era para ser só sobre como ser uma boa dona de casa. E agora o terceiro post dessa série é sobre honrar o seu marido.

Pois é, quem diria, né? Honrar o seu marido. Parece uma piada para muitas! Já posso até ver o franzido na testa de algumas, dizendo: “O quê? Honrar só a Deus!!!”

Interessante como hoje em dia tudo que é para o marido é piada… A gente não tem problema em honrar os filhos. Às vezes, o filho está atrás das grades e a mãe vive honrando-o dizendo: “Ele é um bom menino, se envolveu com más companhias, mas tem um coração bom…”

As pessoas honram até pessoas desconhecidas, como as celebridades. Seguem e curtem tudo delas e ainda vivem elogiando… “Gente, como eu admiro a Gisele Bündchen, ela é linda!”

Mas o marido não. Ah, ele não. Nele, elas só veem o que não serve: aquela barriga grande; a bagunça que ele deixa por onde passa na casa; o fato de ele não gostar das coisas que ela gosta; o fato de ele quase nunca ter diálogo com ela; e por aí vai.

Se a única pessoa neste mundo que decidiu sacrificar a sua independência de solteiro para ficar ao seu lado não é digna de honra, quem é, hein? A celebridade que nem sabe da sua existência, ou o filho que não está nem aí para a vergonha que lhe faz passar?

E sabe qual é a pior consequência desse conceito errado de muitas mulheres? É que elas deixam de ser honradas pelos seus maridos também. Sabe aquele marido que não valoriza a mulher que tem?
Ele provavelmente não é honrado em casa.

Cresci vendo a minha mãe honrar o meu pai. Na época em que ele não tinha tempo para estar conosco, ela dizia que ele estava ajudando as pessoas e por isso não podia brincar, e nós entendíamos muito bem, e até o admirávamos. Nunca vi minha mãe reclamando que o meu pai não tirava tempo pra gente, mesmo que, no princípio, isso fosse verdade. Nunca vi minha mãe falando mal do meu pai, nem pra gente nem pra ninguém. Pelo contrário, ela sempre o elogiava na nossa frente e para as outras pessoas.

Sabe o que ela conseguiu com isso? Um marido admirável, que não só é admirado pelos filhos, como também por milhões de pessoas. A gente tem o marido que merece, amigas… pensem nisso.

Cristiane Cardoso


.

.